terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Celebrando Santa Faustina"


Celebrar a vida de um santo é celebrar a ação de Deus na vida de uma pessoa. Por isso, celebrar Santa Faustina Kowalska é celebrar a ação de Deus na vida desta mulher simples de nacionalidade polonesa, uma mulher que por sua simplicidade chamou a atenção de Deus recebendo dele uma missão grandiosa: dar a conhecer ao mundo a sua Misericórdia.É reconhecer que Deus pode fazer grandes coisas com instrumentos pequenos e pobres. De fato, Santa Faustina tinha somente o terceiro ano primário, e, na sua vida nunca ocupoui cargos de governo ou de grande importância, mas caracterizou-se pela simplicidade de vida: foi cozinheira, jardineira, sacristã, porteira. Ocupando postos de grande simplicidade, mas procurando ver em tudo o que fazia sempre a vontade de Deus.Reconhecer também que se eu me abrir, se eu permitir que Deus possa toque em mim, não obstante todos os limites de minha natureza: morais, espirituais, físicos e psicológicos, Deus pode fazer de mim um grande santo, pois para ele tudo é possível. Santa Faustina é exemplo de alguém que tendo uma natureza tão forte - era de temperamento colérico-sanguíneo - quando se abre à ação da Misericórdia de Deus é capaz de - entre lutas é claro - permitir que ele assuma o controle do seu temperamento, é capaz de permitir que Deus apesar da fragilidade de sua saúde, sirva-se dela para realizar coisas grandes. A única coisa que Deus precisa da parte de quem deseja ser santo é a abertura da pessoa, é que ela se decida a colaborar com ele. Celebrar Santa Faustina nos ajuda a contemplar isso, e a querer dizer a ele por sua intercessão: “Senhor, também estou aqui. Se quiseres, eu também quero colaborar contigo no processo da minha santificação”.


Padre Antônio Aguiar

(Fundador da Comunidade Anunciadores da Misericórdia)

Nenhum comentário: