segunda-feira, 18 de julho de 2011

Piedade Popular



O Documento de Aparecida diz acerca da piedade popular:
6.1.3 A piedade popular como lugar de encontro com Jesus Cristo: 263. “Não podemos desvalorizar a espiritualidade popular ou considerá-la como modo secundário da vida cristã, porque seria esquecer o primado da ação do Espírito e a iniciativa gratuita do amor de Deus. A piedade popular contém e expressa um intenso sentido da transcendência, uma capacidade espontânea de se apoiar em Deus e uma verdadeira experiência de amor teologal. É também uma expressão de sabedoria sobrenatural, porque a sabedoria do amor não depende diretamente da ilustração da mente, mas da ação interna da graça. Por isso, a chamamos de espiritualidade popular. Ou seja, uma espiritualidade cristã que, sendo um encontro pessoal com o Senhor, integra muito o corpóreo, o sensível, o simbólico e as necessidades mais concretas das pessoas. É uma espiritualidade encarnada na cultura dos simples, que nem por isso é menos espiritual, mas que o é de outra maneira”.
De modo, que a conclusão a que cheguei é de que a Divina Misericórdia se tornou pela sua força de divulgação e irradiação no meio do povo uma piedade popular, uma forma popular de se viver a relação com Deus. Por isso, estou começando a falar mais em mensagem da Misericórdia, pois, Jesus Misericordioso traz uma mensagem nova. Esta mensagem para mim, pode ser vista na passagem 1448 do Diário de Santa Faustina: “AINDA QUE TUDO A ALMA ESTEJA EM DECOMPOSIÇÃO COMO UM CADÁVER E TUDO HUMANAMENTE ESTE PERDIDO, DEUS NÃO VÊ AS COISAS DESSA MANEIRA. O MILAGRE DA MISERICÓRDIA PODE FAZER ESSA ALMA RESSURGIR PARA UMA VIDA PLENA”.
Aqui está concisa a mensagem da Misericórdia, uma mensagem de esperança, de que Deus não desiste de nada nem de ninguém. “Para Deus nada é impossível!” (Lc 1,37).  

Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário: