quinta-feira, 10 de março de 2011

O QUE É A MISERICÓRDIA?


Misericórdia é o sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre.
Não apenas o sentimento de dor pelo sofrimento do outro. Mas, também este sentimento deve me levar a pensar o que posso fazer para de alguma forma poder minorar o sofrimento do outro, o que posso fazer para de alguma maneira demonstrar a minha solidariedade para com aquele que sofre.
Por exemplo, posso saber que uma pessoa está enferma. Posso sentir uma dor no coração por esta pessoa enferma, mas, quando este sentimento de dor pelo sofrimento do outro me leva a de repente encontrar uma maneira de ir visitar esta pessoa enferma, então, se torna misericórdia pois assim eu pude demonstrar a ela a minha solidariedade com a minha presença. A Misericórdia assim se torna uma espiritualidade prática e não apenas uma devoção.

Pe. Antônio Aguiar

Nenhum comentário: