domingo, 8 de maio de 2011

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

Hoje Dia das Mães quero parabenizar você, apresentando a você a Mãe de todos nós, sob o título de Mãe da Misericórdia. Assim, chama Santa Faustina Maria de “Mãe de Misericórdia” (Diário n. 330). Na Dives in Misericordia 9 apresenta as seguintes palavras acerca da Mãe da Misericórdia: “Maria é, pois, aquela que, de modo particular e excepcional — como ninguém mais —, experimentou a misericórdia e, também de modo excepcional, tornou possível com o sacrifício do coração a sua participação na revelação da misericórdia divina. Este seu sacrifício está intimamente ligado à cruz do seu Filho, aos pés da qual ela haveria de encontrar-se no Calvário. Tal sacrifício de Maria é uma singular participação na revelação da misericórdia, isto é, da fidelidade absoluta de Deus ao próprio amor, à Aliança que ele quis desde toda a eternidade e que no tempo realizou com o homem, com o seu Povo e com a humanidade. É a participação na revelação que se realizou definitivamente mediante a Cruz. Ninguém jamais experimentou, como a Mãe do Crucificado, o mistério da Cruz, o impressionante encontro da transcendente justiça divina com o amor, o «ósculo» dado pela misericórdia à justiça. Ninguém como Maria acolheu tão profundamente no seu coração tal mistério, no qual se verifica a dimensão verdadeiramente divina da Redenção, que se realizou no Calvário mediante a morte do seu Filho, acompanhada com o sacrifício do seu coração de mãe, com o seu «fiat» definitivo.
Maria, portanto, é aquela que conhece mais profundamente o mistério da misericórdia divina. Conhece o seu preço e sabe quanto é elevado. Neste sentido chamamos-lhe Mãe da misericórdia, Nossa Senhora da Misericórdia, ou Mãe da divina misericórdia.”
Me impressionaram de modo particular as palavras do Beato João Paulo II quando ao falar de Maria, fala do sacrifício do coração. E me faz pensar nas numerosas vezes em que a mulher chamada a ser Mãe tem esta atitude do sacrifício do coração para amar e acompanhar os filhos. A você Mãe que tem sido como Maria capaz de fazer o sacrifício do coração para dar vida, parabéns e Deus a abençoe.
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário: