domingo, 8 de maio de 2011

TER DIANTE DOS OLHOS A MISERICÓRDIA

Como lidar com alguém a quem você já deu conselhos, a quem você já orientou mas percebe que mesmo tendo feito isso mais de uma vez, e mesmo tendo orado muito por ela você percebe que esta pessoa parece que não dá muita atenção aos seus conselhos, antes pelo contrário parece ignorá-los e continua a viver a mesma vida de antes? Perder a paciência? Passar a maltratar a pessoa? Ignorá-la simplesmente? Como agir em uma situação como esta?
Ás vezes me vejo em situações parecidas como esta, e, nestes momentos estou tentando fazer o que disse Santa Faustina: “Estou procurando ter diante dos olhos a Misericórdia de Deus e procurando agir como Jesus agiria se estivesse no meu lugar.” (Citação livre do Diário de Santa Faustina).
É óbvio que isso não significa que eu esteja ignorando a situação em que a pessoa se encontra, que eu vou deixar de rezar por ela – antes pelo contrário, já que minhas palavras se esgotaram e humanamente falando não haja mais nada a fazer por ela é que intensifico minhas orações por ela. Procuro-me manter um pouco à distância, aberto a acolher caso ela me procure, mas distante para que a pessoa perceba pelo meu silêncio que não aprovo o caminho escolhido por ela. Como disse Santa Faustina: “O silêncio é um espada afiada que corta tudo o que toca”. Silêncio, paciência e oração: é tudo o que posso fazer nestes instantes. Espero que esta partilha possa ajudar a você que caso esteja vivendo uma situação parecida com esta a buscar empreender o caminho aberto pela Misericórdia.
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário: